sexta-feira, agosto 19, 2005

Ao Teu Lado

Quero ser o teu poeta,
Quero exortar o mundo, quero ouvir a tua voz no canto dos pássaros
Quero acreditar em musas, em sereias que emergem dos mares
Enquanto me soergo do leito e te contemplo,
Num assombro luminoso que me desconcerta
Que te alumia em mim, e acorda do sonho
Emanando um aroma que me inebria num pulsar descontrolado
Velado pela macieza das tuas mãos no meu peito.

Quero exorcizar medos,
Reencontrar lugarejos que nos acolheram, sozinhos,
Perdidos na imensidão da ausência,
Enquanto exalava a fragrância de jasmim
Protagonista de reminiscências de ti, distante, só.
Foste heroína dos meus sonhos,
Na alvorada, desesperei sofregamente por rever o teu rosto.
Do sonho apagado.

Na aurora da vida, encontrei-te em gestos raros,
Foste o remanso da minha alvorada.
Vi-te desenhada no horizonte
Em nuvens de definido recorte,
Imaginei tsunamis que delas irrompiam,
E me refrescavam da tua essência
Num colapso de medo e saudade
Que depurava o meu pensamento
E toldava a paisagem de azul.

Em contos de embalar adormecia
E sem saber, eras protagonista no palco,
Desses contos que me enlevaram no escuro
No regaço dos lençóis que sobejavam de calor
Enquanto a voz materna me aquecia,
Adocicava a minha alma, e pelos portões dos sonhos
Me esperavas ali pertinho,
Com um sorriso cândido e doce,
Tão perto e tão distante,
Escondida, ausente além deste mar.

Passaram muitos anos,
Vivemos nas ondas do mundo,
Nas vicissitudes que a vida deixou
Voando sobre as planícies do amor,
Nas agruras das tempestades da vida
E de mansinho, nossos âmagos reencontram-se
E de quadrantes incertos
Emerge a esperança de um abraço
Num reencontro de magia,
Que a lonjura capitula em afastar,
Cingindo-nos ao vento que sopra da eternidade
E nos envolve para amar.

9 Comments:

At 7:26 da tarde, Blogger luísa said...

Muito, muito bonito

 
At 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Li o seu poema, imaginando, não sei porquê, a voz de João Villaret, a declamá-lo...e foi tão bonito,,,tão humano e profundo...
Valeria , do blog
www.fadista-valeria-mendez.weblog.com.pt

 
At 5:59 da tarde, Blogger clarinda said...

Ola Duarte,

Extenso poema sobre um desejo e a sua realizacao.
Imagens fortes e excessivas como e excessiva a paixao.

Como ves estou com falta de acentos e coisas dessas, mas olha sao ferias.

Um beijinho

 
At 6:12 da tarde, Blogger Rainha das cores said...

gostei muito do teu blog! vou, com toda a certeza, voltar mais vezes! ;)

 
At 10:04 da manhã, Blogger Caracolinha said...

Este poema é de cortar a respiração ... quando o li identifiquei-o totalmente com a minha noção do que o "ao teu lado" deve ser ...

E este é o segredo da verdadeira escrita, o de despertar nos outros sentimentos de partilha e fazê-los beber e descobrir nas nossas palavras motivos para olharem para dentro das suas próprias vidas, reflectirem, amadurecerem conceitos e sentimentos .... e sorrirem de satisfação, como eu acabei mesmo agora de fazer !!!!

Adorei a referência ao exorcizar dos medos

Muitos Parabéns Duarte.

Beijinho Feliz ~:o)

 
At 12:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Adorei!!! ;)

Rute

 
At 1:18 da manhã, Blogger Ana said...

Seja quem for que esteja "ao teu lado", tem sorte :-)
Tinha saudades de te ler.
Um beijo.

 
At 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Magnífico poema!
Um tsunami de palavras sábias, serenas e doces... Um mar de sentimentos enleados pela força do amor e da paixão
Estou fascinada!
Muita luz e inspiração para a sua vida!

 
At 9:24 da tarde, Blogger tb said...

Duarte,
Já li umas quantas vezes estas palavras que não me canso de ler! Lindo é o poema, espelhando a alma de quem o escreve!
Deixo um beijo

 

Enviar um comentário

<< Home