quinta-feira, janeiro 06, 2005

A menina dança?

Só com o João Duarte! – respondeu a menina.
E eu que sou um zero – duas casas à rectaguarda e uma à esquerda –, no assunto… porque de danças, parecem-me mais propensas às meninas – assevero eu. E a despeito disso, a beleza feminina parece mais apta e vocacionada a harmonias corporais, a movimentos sincronizados de coordenação e passíveis de acompanhar a magnitude sonora de uma Big Band. – Não concorda menina?
– Não, venha dançar comigo que eu ensino – contrapôs a menina.
E eu retorqui-lhe com reverência:
– Mas menina, eu não sei dançar! A menina olhou-me enternecidamente, sorriu com aquela expressão cândida que, de tão comovente, desnudou-me a vergonha e fui impelido por aquela candura, em sua direcção.
Ouvíamos Frank Sinatra acompanhado por aquela Big Band imponente na sua cadência rítmica louca. Falo obviamente da Orquestra de Count Basie. Mas podia ser de outra, não tão arrojada como a de Basie.
Aquele swing contagiou-me, e enleado pelo aconchego da menina, consegui soltar-me (na dança, oh mentes perversas!) e ofusquei a ideia de que não sabia dançar. No final:
– Foi bom menina! – admiti. Ela voltou a sorrir e disse-me: – a dança é como a fotografia: quando uma paisagem é bela, até o fotógrafo mais amador faz um belo retrato. Na música sucede o mesmo: quando a melodia é arrebatadora e o ritmo inebriante, a música não nos faz dançar, mas, é ela que nos dança a nós.
Eu na minha modéstia, anui com a cabeça, e preferi não refutar aquela sua oportuna comparação, porém, estava convicto que a menina dançou-me a par da música. Existem meninas assim. Pedro Barroso, na sua voz trovadoresca diria: “é tão difícil, encontrar pessoas, assim, bonitas”.

Nota: Para quem desconhece, “a menina dança” está de volta à RDP, não com o João Duarte, mas sim com o José Duarte que é autor, realiza, apresenta e dança a menina.

Duarte Olim


9 Comments:

At 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Duarte, mais uma vez foste mestre na dança das palavras.
Um abraço
Miranda

 
At 10:05 da manhã, Blogger musalia said...

Passei e dancei nas tuas palavras. A dança é uma das expressões mais belas que a música nos proporciona.
Adoro jazz...não estamos sós :)

Voltarei, a melodia das tuas palavras é irresistível.
Um beijo.

 
At 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Adorei joão Duarte.fascinante.Das-me a honra da proxima dança?

 
At 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«...quando a melodia é arrebatadora e o ritmo inebriante, a música não nos faz dançar, mas, é ela que nos dança a nós.»
Adorei! Agora tenho que ir ler o resto :P
beijinhos, Sílvia(druantia)

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um espaço de leitura agradável. voltarei sempre.
escrita ibérica

 
At 11:49 da manhã, Blogger V. said...

Ah, mas como resistir a Frank Sinatra acompanhado da Orquestra de Count Basie?...

 
At 9:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

inebriante essa melodia que suas palavras encerram e que desperta o desejo dançar, principalmente se o par for você Duarte!
Mais uma vez Parabéns!
Céu

 

Enviar um comentário

<< Home