sexta-feira, abril 22, 2005

Cadeia de Literatura


ex-libris da tugosfera Posted by Hello

Fui duplamente apanhado por esta corrente literária, de uma forma totalmente desprevenida. Honra-me a lembrança gentil da Laerce e da Betty, porém, responsabiliza-me dar o adequado seguimento. Pese embora não ser apologista destas cadeias, a literatura foi mais forte e demoveu-me a não quebrar esta ligação, unindo todos os que amam a literatura.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Nunca entrei no Fahrenheit, logo, dele não posso sair. Queria ser um livro que as páginas fossem como espelhos, onde ao folhear cada página, me revisse de forma desnudada, sem qualquer pudor. Um livro que me desvelasse para os outros, e eles para mim.

Já alguma vez ficaste apanhadinha(o) por um personagem de ficção?

Já me revi no comportamento de algumas personagens e já me seduzi literalmente por outras. Foram tantas que me reservo ao direito de não as divulgar, sob pena de ser considerado promíscuo.

Qual foi o último livro que compraste?
“O Amor nos tempos de cólera” – Gabriel García Marquez

Qual o último livro que leste?
“Margarita e o Mestre” – Michail Bulgakov

Que livros estás a ler?
“O amor nos tempos de cólera” – Gabriel García Marquez
“Madona” – Natália Correia

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Uma antologia completa de poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen
“Crime e Castigo” – Fiódor Dostoiévski
Um à escolha de António Lobo Antunes
“Profecia Celestina” – James Redfield
“Para Sempre” – Vergílio Ferreira

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?

À Ana porque com ela partilho leituras e afectos poéticos desde a Encosta do Mar até ao Desfiladeiro;
À Ermelinda porque me fascina com a sua eloquência crítica e se identifica com ideais que me movem;
À Natalie que, sendo minha conterrânea, faz renascer em mim a esperança de que a poesia e a literatura retribuam ao mar, a magia que dele brotou generosamente para a ilha, ao longo de muitas gerações.

3 Comments:

At 8:16 da tarde, Blogger Estrela do mar said...

...tenho estado adoentada...passei para te desejar a continuação de um bom fim de semana...

Um beijinho*.

 
At 11:04 da tarde, Blogger clarinda said...

Olá, Duarte.

Esta corrente tem a vantagem de mostrar as leituras de cada um, entre outras coisas. O livro “O amor nos tempos de cólera” sei que já o li mas não me recordo minimamente do enredo ao passo que Cem Anos de Solidão já me marcou mais, como é possível?
Um beijinho.

 
At 2:35 da manhã, Blogger Ana said...

Duarte, fiquei surpreendida e muito orgulhosa por me teres escolhido para dar continuidade à Cadeia de Literatura.
Responderei assim que conseguir a serenidade que neste momento me falta.
Obrigada pelas tuas palavras.

 

Enviar um comentário

<< Home