domingo, setembro 18, 2005

Templo


 Posted by Picasa
Esgueiro-me para o interior do templo.
Lá fora chuvisca.
Shiuu!… pede-se silêncio!
Tumular… Sepulcral…
Oiço o eco de passos.
Sento-me, tiro o meu bloco de notas.
– Será interdito escrever aqui?
Desconheço se os santos me perdoam a ousadia,
Por devaneios poéticos,
Alheios à liturgia.

Será profano compor neste lugar?
Sacrilégio? Heresia?
Imagens celestiais, santos, anjos…
Parecem olhar-me desconfiados, austeros,
Mas eu prossigo,
Envolvido pelo fausto da riqueza,
De exuberância despudorada,
Atavios de ouro e vergonha.

Entram e saem pessoas,
Tristes, sofridas,
Vêm prostrar-se na casa do Todo-Poderoso.
Curvam-se perante a opulência,
Dissonante da mensagem do Redentor.

O silêncio envolve-me,
Os vitrais filtram a luz,
Sereno o espírito,
Todavia, choca-me a riqueza,
A melancolia tétrica das imagens,
Sem redoma,
Cruzes que abundam, Cristos que agonizam.

Aceito o recolhimento,
Careço dele,
Esta atmosfera intimista, de paz,
Que induz à meditação.

Acredito no espiritual,
Não neste!
Mas, para que a humanidade não destrambelhe,
Respeito…
E permaneço aqui!

Foto e Poema: Duarte Olim

8 Comments:

At 4:26 da manhã, Blogger DT said...

Amigo Duarte

Eu, que escrevo sempre com a alma longe do corpo, rendo-me aos momentos que recrias quando escreves.
O (quase) silêncio, os vidrais, o banco onde te sentas, a chuva lá fora, tudo é imagem nas tuas palavras.
Abraço leonino (hoje que o Sporting joga na nossa terra)

 
At 10:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Duarte,

Mais uma vez, através das tuas palavras,conseguiste transportar-me para um outro lugar: esse Templo!
Melhor do que ler-te é ouvir-te!

Beijos ;)

 
At 11:14 da tarde, Blogger clarinda said...

Olá Duarte,

Fizeste bem em usar o teu bloco d notas. Seguramente permitiu fixar as imagens que a agitação da rua e da vida iriam dissolver. Gosto de igrejas, a passagem pela porta, aquele momento repentino em que os mundos se separam, depois lá dentro a meditação e a oração.

Bonito texto.

Um beijinho

 
At 9:41 da manhã, Blogger Estrela do mar said...

...Duarte, venho-te dar a conhecer o meu outro blog, se quiseres passa por lá...


www.keres1dica.blogspot.com

Beijinhos.

 
At 8:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Duarte,

Gostei imenso do seu Blog. Gostei mesmo!
Alinhavo também, algumas palavras, que deixo ao critério dos meus amigos para poderem adormecer nas noites de insónia. A benevolência dos mesmos têm-me trazido alguma alegria e ânimo para continuar neste mundo que é dos melhores. É seu!
Parabéns!
Para além disso temos a partilha de uma paixão... o SPORTING! Às vezes não correspondida, mas a ilusão também faz parte da vida.
Agradeço ter-nos colocado à disposição a qualidade de uma escrita excepcional.
Bem haja!

 
At 1:58 da manhã, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Duarte

Que atmosfera magnifica para se escrever!

E de repente
preenchias o rosto
e olhavas o tempo
com
a
cor das pedras...

Um beijo grande

 
At 2:45 da tarde, Blogger A. Narciso said...

O Templo... lugar imaginario onde só entra quem o "eu" deseja... lugar onde todas as crenças, sonhos, ilusões e desiluções se criam e desvanecem no pensamento.
Abraço

 
At 6:01 da tarde, Blogger Ana said...

Uma boa reflexão sobre a necessidade de recolhimento em contraste com o fausto e a exuberância exagerada.
Gosto de te ler, Duarte!
Um beijo.

 

Enviar um comentário

<< Home