sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Traz Outro Amigo Também


Quão longe vai a tua partida, tão efémera parece ter sido a tua mensagem. Esquecida, negligenciada, injustamente perdida nos antros da memória, reduzindo-te a mero cantor de intervenção, porém, foste distinto compositor, foste cantor universal, foste trovador, poeta, clamaste justiça e liberdade. Sublimaste líricas, uma infinidade de melodias musicadas ao vento, cantadas à liberdade que urgia, ao mundo que efervescia, à alma do povo oprimida, coagida por ardilosos instigadores, belicosos e marginais que não calaram a tua voz. Conheci-te tardiamente, e na alvorada da vida, não tive a noção de quem tu eras, quem tinhas sido, por quem lutavas; recordo apenas que sem aviso, partiste. Atrás ficou uma marca indelével que me orienta, que escuto com arrepio, que me acrescenta coragem e me impele a dizer não! quando tem de ser; que me faz erguer a voz contra imbecis e medíocres mentes que do beija-mão chamam profissão.
Ouvi-te na sedimentação do meu ser, e contigo assimilei princípios que evocavas nas tuas canções: cantaste Abril, cantaste a liberdade, cantaste o amor, cantaste a poesia, cantaste Portugal e cantaste um espírito perdido, uma significação partilhada que era a solidariedade, perdida na avareza liberal, no que ao betão chamaram desenvolvimento.
Que falta nos fazem cantores de intervenção, cantores universais por causas germinados, cantores que reclamem a harmonia, trovadores que gritem Liberdade! e desmascarem esta farsa de democracia apelidada, que acentua o fosso entre pobres e ricos, que da impunidade e dos vícios, alimenta boçais fascistas, e do populismo, irmana uma religião insana, putrefacta e ufana.
Sedentos de amigos estamos, que evoquem os teus ideais e tragam outro amigo também para esta luta, pela liberdade ameaçada todos os dias, pelo futuro, pelo nivelamento desta sociedade pervertida por assimetrias obscenas, Vem! traz outro amigo também e não tenhas medo da verdade; dignifica a voz, a mensagem, a coragem, o desígnio de José Afonso.

5 Comments:

At 5:03 da manhã, Blogger Paulo said...

Amigos..sempre!!!

 
At 5:06 da tarde, Blogger clarinda said...

Zeca Afonso é extraordinário, nunca será esquecido, é um dos nossos mais poderosos símbolos.

Beijinhos

 
At 5:06 da tarde, Blogger clarinda said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:31 da tarde, Blogger tb said...

Ele deveria ficar feliz com esta sentida homenagem. A mestria das tuas palavras ao serviço da arte e da luta pela liberdade que tarda.
Beijinhos

 
At 4:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É um dos meus cantores preferidos. É a música com poesia, ou a poesia da música. Gostei da homenagem.

Quintal de Memórias

 

Enviar um comentário

<< Home