quarta-feira, março 08, 2006

Será que a menina dança?

– Só com o João Duarte! – retorquiu ela.
Nessa noite não me apetecia dançar, mas contagiava-me a presença tão próxima da menina. Atenta à minha selecção discográfica, indagou-me de imediato:
– Mas, como podemos dançar esta música? Não tem ritmo, falta-lhe swing! – acrescentou ela.
– Menina! – contrapus – quem lhe disse que eu sei dançar?
– Deixe-se levar pelos meus passos, ensinar-lhe-ei a dançar com a leveza de uma folha, impelida pela brisa de Outono. Deixe-se guiar por esta folha, levitarei segura como uma criança velada pela mãe-árvore – disse a menina.
Quase não resisti ao gracejo poético dela.
– Como? – balbuciei. “My Funny Valentine” não era para nós dançarmos. Lá fora chovia, as gotas da chuva salpicavam na janela. O frio tornava o espaço ainda mais acolhedor. Chet Baker convidava ao recolhimento, apelando aos corpos que se enleassem para fruírem do intimismo dos seus trechos melancólicos. Os mais optimistas designariam por românticos. Como eu o fazia.
A expressão de Chet Baker, na capa, era lívida e crua. Contrastava com as melodias que ele recriava com o seu trompete, num som metálico doce, macio, com um lirismo que embevecia qualquer comum mortal.
– Porque não Frank Sinatra? – suplicou ela. Na minha reverência, pedi à menina que não me obrigasse a dançar verdadeiramente. Ela aquiesceu.
Fechou-se a bandeja do leitor de CD’s, e os primeiros acordes soaram ao som da melodia “My Funny Valentine”.
Recostamo-nos e contagiados pelo abraço, sussurrei, no preciso instante em que a voz inconfundível de Chet ecoava, ao ouvido da menina:
– Os nossos corpos não dançam, mas o meu coração baila sem parar – ciciei-lhe – Existirá melhor dança do que esta?
Ela riu-se, e disse baixinho:
– Só contigo sinto o meu coração dançando desta maneira.

3 Comments:

At 8:36 da tarde, Blogger Helena said...

simples e bonito!gostei muito da metáfora da dança com o sentimento do coração, a tal chama!bjs

 
At 4:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como é bom o coração dançar...
bjs

 
At 12:23 da tarde, Blogger mitro said...

Nessa dança, a felicidade fica mais perto?

 

Enviar um comentário

<< Home