quinta-feira, junho 21, 2007

O Engraxador do Mercado (conclusão)



(...) Resolveu aquietar o rapaz contando-lhe mais uma história supersticiosa, descrita como um poder mágico que, se dizia, alguns chapéus de palha teriam, se sujeitos a determinado ritual. Tudo isto surgiu no seguimento de umas dissertações sobre a profissão do pai. A Dona Rosa discorreu a sua narrativa, fazendo crer que certas almas professavam que, caso se dependurasse um chapéu de palha no galho mais alto de uma figueira, durante a noite de S. João, quem voltasse a usá-lo nessa data, nos anos subsequentes, ficaria temporariamente invisível. Segundo a versão da Dona Rosa, o encanto durava apenas quinze minutos, desfazendo-se gradualmente, começando pelo chapéu e terminando no corpo do enfeitiçado. Caso tirasse o chapéu, a magia perdia-se num relampejo. Além disso, o chapéu devia ficar bem firmado na cabeça. A senhora fitou o Serafim, enquanto este a escutava mais atentamente que o habitual. O rapaz perguntou: “quando é o dia de São João?”. D. Rosa rodou a cara e relanceou o calendário com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Volvidos instantes, disse: “depois de amanhã!”. “Se quiseres tentar, posso oferecer-te um chapéu desses” – disse apontando para uns chapéus pendurados no bengaleiro. Era na verdade uma crença associada a magias negras ou rituais de bruxaria.
No dia seguinte, o jovem engraxador ergueu-se mais cedo, preparou a caixa negra de pedal e dirigiu-se para o Largo onde deveria dar mais umas engraxadelas.
Na véspera de São João, não se livrou de uma valente reprimenda por chegar a casa após as vinte e três horas. De nada serviu a desfaçatez de evasivas de vária ordem. Para agravar a situação, trazia a roupa amarfanhada e vinha sujo e desarranjado. O pai ainda pensou que o rapaz se tivesse envolvido em contendas, mas não eram visíveis sinais de tumefacções ou nódoas negras, pelo que, ou o rapaz não tinha dado qualquer chance, ou outra desdita o tinha deixado naquele estado. Jantou indisposto, ouvindo o pai a debitar imprecações. Mal terminou, recolheu-se no quarto. Dormia num cubículo exíguo, sobre um beliche modesto, juntamente com o Florentino, o irmão mais novo. Tinham um pequeno rádio que os acompanhava até cerrarem os olhos.
Com a cobertura influente da D. Rosa, o Serafim conseguiu reunir alguns peixes miúdos que, por não reunirem os requisitos mínimos para a venda, eram destinados a moagem que seria utilizada na actividade pesqueira como engodo. De quando em vez, juntava um saco desses peixes e ia até à praia de S. Tiago. Os seus encontros com o lobo-marinho tornaram-se mais frequentes e culminaram com o arrojo de umas tímidas festinhas no dorso do animal. Além disso, presenteava a foca com aqueles peixes que levava. O lobo-marinho devorava-os com uma vontade sôfrega, e no final, a saciedade daquela carência era retribuída por umas divertidas acrobacias no fundo. O rapaz rejubilava por contribuir para alimentar aquela cria. A plenitude da interacção entre o animal e o homem, levou o Serafim mais amiúde ao mar. Nos dias que não o encontrava, entristecia. A saudade consumia-o. Tal como aquela que sentiu no fado que ecoava do Marcelino, Pão e Vinho, aquela casa simpática que trazia as recordações do peito, nos acordes plangentes da guitarra, na voz magoada da fadista, que evocara no Serafim, um chamamento nostálgico à mãe que já não tinha.
Sucederam-se mais alguns encontros do lobo com o Serafim. Normalmente ocorriam pela manhã, aos fins-de-semana. Cedinho demais para que o segredo pudesse extravasar as muralhas do Forte de S. Tiago. Além disso, os encontros eram marcados na profundidade, embora o animal precisasse de ir à superfície respirar. A D. Rosa era a confidente do rapaz, única depositária dos seus segredos. Confidências difíceis de velar na zona velha, na Rua Santa Maria e nas que se lhe cruzavam, propícias à proximidade, à promiscuidade e a outras ligações indizíveis. As fachadas opostas da Santa Maria opunham-se e atraíam-se. Os seixos redondos do empedrado da rua dispunham-se em fiadas, simetricamente orientadas, formando um mosaico estreito que tornava as portas todas próximas, privilegiando a partilha, mas também as desavenças. Os vizinhos tocavam-se, cheiravam-se… a mistura de cheiros dos cozinhados, nas horas de refeições, não permitia grande privacidade, revelando a escolha da receita, o peixe frito, o guisado de carne, …enfim, as posses, a condição social.
Transcorrido um ano, o Serafim lutava arduamente contra a crise da profissão. Esta começava a revelar-se uma actividade rara, pouco rentável, mais condizente com um cartaz turístico, foco das objectivas dos turistas, do que alvo dos desmazelados do calçado. Por outro lado, o comércio oferecia uma gama de produtos para que as gentes tratassem da limpeza e asseio do calçado, e os hotéis mais modernos, ofereciam escovas e graxas para limpar e lustrar os sapatos. Começou a sobrar tempo ao Serafim que o aproveitava para ir ao mar. Era compensado pelos encontros com o lobo-marinho.
No dia de São João, foi calcorreando a zona velha, subindo até ao Largo do Socorro. Ouviu brados azoados de pescadores, oriundos da zona da Barreirinha. Abeirando-se na amurada, espreitou do cimo. Aparentemente tudo parecia normal. De chofre, das redes lançadas pelos pescadores, viu uma saliência arredondada e escura a emergir, e dois olhos negros que voltavam a desaparecer no fundo… Atónito, nem quis acreditar no que avistou. O lobo-marinho estava encurralado nas redes dos pescadores. Desorientado, nem teve tempo para reflectir. Foi atingido por um lampejo que lhe anunciou o dia. A reacção foi imediata. Correu como uma flecha até casa e regressou com um chapéu de palha sobre a cabeça. Trazia um punhal metido nas calças, arma que o pai escondia na despensa. Num piscar de olhos desceu o lanço de escadas que dava acesso à plataforma que ligava ao pontão e observou expectante, transpirando raiva. Perdido, não sabia como agir, que missão o mobilizava… precisava de fazer algo. O lobo-marinho estava cercado pelas redes que o iam estrangulando, cingindo o cerco. Os pescadores vociferavam imprecações, davam ordens, mas não disfarçavam o regozijo por mais esta caçada… Volvidos poucos instantes, cinco homens apeados no pontão, segurando cada um, uma ponta da rede, começavam a puxá-la. Nas têmporas do Serafim, o sangue entrava numa febril efervescência. Berrou: “PAREM!!” Olharam na sua direcção, mas, estranhamente, parecem não terem fixado o olhar na sua presença. Desorientados, miraram para todos os lados, no fito de localizar o autor do brado. Entregue à ousadia da loucura, assim que avistou a corpulenta forma do lobo-marinho a ser içado, tirou o punhal e correu resolutamente; assim que alcançou os homens, com a traineira a poucos metros, desferiu cortes na rede e começou a cortá-la de repelão. Um dos homens, vendo a rede ceder de um dos lados, ralhou com aquele que devia estar a segurá-la: “aguenta bem isso aí!”. Dito isto, do seu lado, a estupefacção atingiu-o… diante de si, a rede parecia desfazer-se por cortes sucessivos. “Estranho! Eram fios de nylon, resistentes…” – pensou um deles. De chofre a malha cedeu e entornou o seu conteúdo. Os homens estavam completamente aturdidos. Encolerizados, visavam-se uns aos outros com calão grosseiro, vociferavam, acusavam-se, enquanto o peixe e o lobo-marinho, caídos ao mar, pisgavam-se para o largo. Um dos pescadores, assarapantado, articulou um comentário face ao que parecia avistar: “olhem lá ao fundo um chapéu de palha a andar no ar sozinho!”. “E não está vento!”, anotou. O líder da horda reprimiu-o esgazeado: “da próxima, se estiveres bêbado nem apareças!”. “Esta agora… ver chapéus de palha, depois de perder o pescado”, balbuciou irritado.
A meio da escadaria, o Serafim controlava a custo a respiração ofegante, descompassada. Olhava, derreado, para o desnorte dos pescadores que se insultavam sem tréguas. Fitou o chapéu que segurava na mão direita e sorriu. Os nervos apoderavam-se ainda dos seus movimentos. Começou a recompor-se, galgando os últimos degraus do lancil de escadas. Estirou-se no Largo do Socorro, espraiando o seu cansaço no mar distante… protegido na rectaguarda, pela igreja do mesmo nome.

Fim

5 Comments:

At 5:19 da tarde, Blogger tb said...

Que belo e ternurento conto, meu amigo. A magia da fantasia da criança que vive dentro de todos nós...
Como sempre uma escrita primorosamente cuidada. Gostei muito!
Beijinhos

 
At 4:06 da manhã, Blogger Valéria Mendez said...

A forma superior de celebrar a Madeira Viva...enternece-me e orgulha-me ver um madeirense com esta sensibilidade,este talento,esta cultura...
Sabe que a Madeira é um sitio optimo para se viver,tem inegavelmente qualidade de vida,mas para conseguirmos viver plenamente AQUI temos de ter o talento de ignorar...passar ao lado, da imensa mediocridade que por AQUI pulula...

 
At 6:37 da tarde, Blogger tb said...

Vim de novo, não há novidades mas deixo um beijo

 
At 9:56 da manhã, Blogger Mim said...

Passei por ca para reler as delicias que escreves!!! E desta vez n resisti a deixar um comentario!!!!
Beijinhos

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Agora sei o porquê do teu gosto pelo fundo do mar. Continua assim. Temos escritor.
J.Lemos

 

Enviar um comentário

<< Home