terça-feira, dezembro 13, 2005

Poeta Errante



Poetas,
Erróneas personagens da vida
Que da imperfeição, cadenciam palavras soltas
Algumas fingidas,
(Tal como confessou Pessoa)
Outras, sinceras e iguais ao poeta
Discorridas por um sentir profundo, uma inquietação sôfrega
Pessoa una, rara
De uma genuína essência
Que indaga o tempo, desafia as convenções,
O frenesim desumano das coisas terrenas
Rebaixadas pela integridade altiva do ser
Homem livre…
Que exacerba o destino
E dos versos lidos ressalta
A impudência velada que a ilha não reclama
Por ociosa vontade, ingratidão insana.

Acorre,
No obscuro da noite,
O rastro do foragido poeta
Do mundo pérfido enojado
Humilde…
Some-se de mim, e reaparece ubíquo
Em cada esquina, nos bairros ermos
Este poeta que me enlevou
Livre como um pássaro de uma ilha distante
De voar resoluto, nas vielas sombrias da noite lisboeta
Olhar ausente da distância
Afável,
Despretensioso no trato
Mensageiro do mundo
Perdido,
Achado nas flores das bermas
Hortênsias que em menino
Ataviaram o teu caminho
E, hoje
Que homem és tu? Jovem!
De lugar nenhum
Solitário, amigo
Coberto de exuberantes princípios esquecidos
Guardados por simplicidade,
Na maresia do mar revolto que te bafejou a alma
Nas palavras pungentes dos teus livros,
E no privilégio de quem te ouviu na passagem
Enquanto os cacilheiros vogavam no Tejo
Melancólicos de candura…
Como os versos profundos
Que a voz do vento nos traz
E, reverente, expresso a minha gratidão:
Obrigado poeta.

Foto e poema: Duarte Olim

11 Comments:

At 9:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Duarte, gostei especialmente deste teu trabalho. Na leitura do poema sente-se o dialogo poético entre o Pessoa, a poesia e jovem autor do "Poeta Errante".
"E, hoje
Que homem és tu? Jovem!
De lugar nenhum
Solitário, amigo
Coberto de exuberantes princípios esquecidos
Guardados por simplicidade..."

Beijinhos.

 
At 11:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Profundo, lindo...de parar a respiração!
Um beijo

 
At 2:49 da tarde, Blogger A. Narciso said...

Excelente Duarte. E temos um Sr. de um poeta. Parabéns e não largues a caneta e o papel.
Abraço

 
At 4:01 da tarde, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Duarte

Que Beleza... ser poeta!

"Que me neguem o pão
o ar, a luz, a primavera
mas nunca a "essência"
da poesia
porque então morreria".

BOAS FESTAS!!!

Com muito Amor, Paz e muita Saúde

Um beijo c/carinho

 
At 4:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não tenho palavras para comentar... lindo!!

 
At 10:06 da tarde, Blogger clarinda said...

Olá Duarte,

Digamos que todos passamos por Pessoa em algum momento da vida. Digamos que este jovem poeta solitário, não está tão só.

Gosto dessa reminiscÊncia da 'ilha'. Uma ilha é um mundo.

Um beijinho

 
At 12:36 da manhã, Blogger DT said...

Amigo Duarte

Que bela homenagem a tudo o que a poesia representa. E porquê?
Porque o poeta a quem agradeces jaz dentro de ti.
Que esse teu "eu" errante nunca caia em silêncio!

Desejo-te um Feliz Natal, com tudo de bom para ti e para os teus.

Grande abraço

 
At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Amigo Duarte,
Mais uma vez fico muda.. e agora porque falou no meu poeta, Pessoa!
Ando a ler o “Livro do Desassossego” dele (Bernardo Soares) e digo-lhe que estou “espiritualmente inquita”.
Já o leu, meu amigo? É fantástico.
Agora este maravilhoso poema.
Faço minhas as palavras do meu amigo e querido Duarte Temtem.
Todos os aplausos e todas as palavras são poucas para poder aplaudir e dizer como é lindo!
Há um rasto de revolta e de inconformismo neste seu poema.
Há também a magnífica e poderosíssima descrição do sentir e do viver do poeta.
E depois a foto… maravilhosa!
Duarte, meu amigo, para quando um livro? Aguardo…
Beijinhos.

 
At 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

(...)Pessoa rara de uma genuina essência(...) desafia convenções, o frenesim desumano das coisas terrenas rebaixadas pela integridade altiva do ser homem(...)

Bravo!
Sublime... um primor...
Sempre muito peculiar , este meu amiguinho, João :-)

20 valores ( e mais um voto de incentivo)

Di...

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não há duvida que faz jus ao dicionário.

Escrever antes de mais é um exercício, e todos os Médicos o recomendam.

Continue a exercitar-se

 
At 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro poeta,
é com algum nervosismo que escrevo estas singelas palavras: por estar a falar com um poeta; por serem singelas palavras.
Desculpar-me-á a falta de jeito, tal como lhe desculpo a si a presunção e mau gosto.

Seria bom haver um espaço onde se pudessem comentar os comentários.

 

Enviar um comentário

<< Home